29 de jun. de 2013

Livro - Pessoas Que Sonham Pelos Sonhos

"Pessoas que Passam pelos Sonhos" é o primeiro romance de Cadão Volpato, autor que até agora havia publicado quatro reuniões de contos. Um desafio que Cadão enfrentou, mantendo a tecla lírica se sua prosa para tocar em assuntos delicados, principalmente numa época de tanto obscurantismo.
Seu livro relata a viagem meio onírica de um brasileiro alto, loiro e de olhos azuis, Rivoli, por países da América do Sul, tendo por destino final a Patagônia, na Argentina. Para ser exato, um hotel no chamado "fim do mundo". Rivoli contrata em taxista, Tortoni (o sujeito tinha ponto no centenário Café Tortoni, em Buenos Aires), para levá-lo.
A narrativa se desenrola em torno desses dois homens, levando vidas flutuantes e distraídas em dois momentos: 1969 e 1979. O pano de fundo, assim, passa a ser as ditaduras brasileira e argentina, que fizeram dos jovens suas principais vítimas. Esses dois personagens, metidos em suas próprias vidas e sonhos, passam ao largo desse turbilhão de violência que acaba por atingi-los diretamente.
Como diz Rodrigo Naves, na orelha do livro, o romance parece uma "epopeia fantasma": "Enquanto a vida mantém seu curso, homens e mulheres comuns desaparecem, ressurgem destroçados, se ocultam ou trilham caminhos enigmáticos. A revolução, o choque frontal e ruidoso entre as forças centrais da sociedade, faltou ao encontro marcado. Restaram gestos e decisões suspensos, cujo sentido o autor tenta resgatar sem impor-lhes um heroísmo postiço".








Autor: Cadão Volpato
Editora: Cosac Naify
Valor: R$ 39,90
314 páginas
Avaliação: Ótimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário