23 de jul. de 2013

Dicas - Alongar antes de praticar exercícios diminui rendimento do treino


O alongamento antes dos exercícios pode reduzir sua performance e ainda aumentar o risco de lesões. É o que um novo estudo da Universidade de Zagreb sugere em uma revisão com mais de 100 pesquisas sobre o tema. De acordo com os pesquisadores, o alongamento relaxa músculos e tendões, o que diminui a potência durante a prática das atividades.

Alongar diminui elasticidade dos tendões
Segundo os cientistas, o alongamento torna os tendões menos elásticos e capazes de lidar com a carga de energia depositada sobre eles durante a prática de exercícios físicos. A diminuição da elasticidade também seria precursora das lesões no local.




Os pesquisadores analisaram o desempenho de atletas e verificaram que o alongamento realizado antes do exercício reduziu a capacidade dos músculos em até 5,5%. Já a capacidade de correr rápido e saltar o mais alto possível foi reduzida em até 3%. Para um profissional de alta performance, esta variação é significativa e pode refletir na perda de posições em uma competição.

Músculo alongado após estiramento pode afetar outros
Uma pesquisa da Universidade do Texas sugere que o músculo que foi alongado pode afetar outro, que não estava naquele grupamento trabalhado. Como exemplo, os especialistas dizem que um estiramento na perna esquerda pode enfraquecer músculos da outra perna, reflexo de que o problema também afeta o sistema nervoso.

De acordo com outro estudo, publicado este mês no The Journal of Strength and Conditioning Research,homens jovens levantam 8,3% menos peso após um alongamento. A prática também pode deixar a pessoa mais fadigada durante o treino.


Para os especialistas, a solução é aquecer antes do exercício fazendo os movimentos que você usará durante a prática e, não, tentando esticar as pernas o máximo que conseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário