CATEDRAL METROPOLITANA DE MACEIÓ - Embora reúna estilos arquitetônicos diversos em função das várias intervenções desde a fundação, em 1859, a Catedral de Maceió não perdeu a harmonia. Abençoada por Nossa Senhora dos Prazeres, traz características neoclássicas – como o frontão irregular – e modernas, presente no altar em alvenaria substituindo o original com retábulo de madeira. O charme fica por conta da nave, com colunas, cancelas de madeira, candelabros de prata e dois púlpitos com dossel decorados com filetes de ouro.
IGREJA BOM JESUS DOS MARTÍRIOS - Originalmente uma capela, Bom Jesus dos Martírios passou por diversas reformas até se tornar igreja, em 1881. As obras ao longo do tempo conferiram à construção um estilo eclético, misto de barroco, neoclássico e neogótico, mesclando azulejos portugueses, estampilhados e torres com coroamentos retorcidos. O interior traz ornamentos rococó, além de rodapés em azulejo colorido no melhor estilo art nouveau.
MUSEU DE ARTE SACRA PIERRE CHALITA - Fundado em 1980, o Museu Pierre Chalita abriga cerca de três mil peças entre pinturas, desenhos, pratarias, estatuário, mobiliário e quadros dos séculos 17, 18 e 19. No sótão estão quadros de pintores brasileiros modernos, como Tarcila do Amaral; no térreo, objetos barrocos; e no primeiro andar, obras de Chalita.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO - Com arquitetura neoclássica, a Igreja de Nossa Senhora do Livramento guarda em seu interior uma bela pintura de Imaculada Conceição. Do lado de fora, as atrações são as doceiras, com tabuleiros repletos de pés-de-moleque, broas de milho e bolos de macaxeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário