Com pouco mais de 1 km de extensão, essa trilha de baixa dificuldade é recomendada para iniciantes que queiram um contato mais profundo com a Mata Atlântica. O percurso de uma hora às margens do rio Grande passa pelo antigo sistema de abastecimento de água criado pelo alemão Gustavo Hartmann e pelas escadarias de pedra onde ainda é possível ver estampadas as iniciais SPR em referência à São Paulo Railway Co. Nos dias mais quentes, piscinas naturais podem ser usadas ao longo do rio que deságua em um tanque que forma o reservatório construído por Hartmann para abastecer as áreas mais altas da vila.
Trilha das Hortênsias
A caminhada mais curta da região, um trajeto de apenas 325 metros, está localizada nos limites do Núcleo Olho D'água e abriga diversos exemplos de hortênsias. Este caminho pode ser percorrido em, aproximadamente, trinta minutos.
Trilha dos Gravatás
Esta é uma das trilhas mais curtas de toda a região, cujos 389 metros de extensão abrigam essas plantas que dão nome à caminhada e árvores com copas elevadas que garantem sombras ao longo de todo o roteiro.
Trilha do Mirante
Seus 1185 metros de extensão exigem disposição dos caminhantes para subir a estrada íngreme de pedras que um dia dava acesso às antenas de transmissão da TV Tupi. Com trechos de mata fechada que costumam ficar tomadas pela clássica (e nostálgica) neblina local, essa é uma das trilhas mais impressionantes de toda a região de Paranapiacaba. Em dias de céu claro, é possível avistar Cubatão e o litoral de São Paulo.
Trilha da Comunidade
Considerada a mais difícil de todas, essa trilha de 1568 metros de extensão é marcada por aclives acentuados que levam o caminhante até o ponto mais alto do Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba. No local, é possível observar as ruínas de uma comunidade esotérica da década de 70 que dá nome à trilha.
Trilha da Água Fria
Localizada em um dos trechos mais preservados do parque, essa trilha de 368 metros abriga uma queda d'água que forma uma piscina natural ideal para banhos e tem acesso pela estrada do Taquarussu, próximo ao acesso à Trilha da Comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário