25 de jul. de 2013

Dicas - Chá verde pode ajudar a combater o câncer de pele

Substância presente no extrato da erva pode fazer parte de um novo medicamento
Com altas concentrações de antioxidantes, o chá verde possui benefícios múltiplos, como melhora da função cardíaca, proteção do cérebro e perda de peso. Um estudo recente sugere que a erva também pode fazer parte de um novo medicamento anticâncer. De acordo com pesquisadores da Strathclyde University, na Escócia, testes feitos em laboratório indicaram que o extrato da erva é capaz reduzir ou eliminar 40% dos tumores de pele.


Em laboratório, extrato de chá verde eliminou 40% dos tumores
Os testes em laboratório foram feitos com dois tipos de câncer de pele, o carcinoma epidermóide e melanoma. Após um mês de tratamento com o extrato de chá 
verde, 40% dos tumores desapareceram, sem prejudicar células e tecidos saudáveis. Outros 30% tiveram o tamanho reduzido drasticamente. 

Para chegar a estes resultados foi preciso criar uma nova forma de fazer a substância chegar até o tumor. A substância do chá verde responsável pelas propriedades benéficas contra o câncer se chama epigalocatequina galato. A partir de uma técnica chamada nanotecnologia, os cientistas criaram uma nova célula. Formada pela molécula do chá verde e a transferrina, o novo composto foi administrado aos tumores de pele. A transferrina é uma proteína plasmática que transporta o ferro no sangue e pode ser encontrada em altas concentrações nos diferentes tipos de tumor. 

Cientistas já estudavam as propriedades da substância
Os pesquisadores já haviam testado as propriedades anticâncer da epigalocatequina galato para tratar o câncer de próstata e a leucemia, mas esta foi a primeira vez que conseguiram reduzir, efetivamente, o tamanho e até eliminá-los. Para os cientistas, a nova forma de administrar a substância seria responsável pelo sucesso do estudo escocês. Em pesquisas anteriores, a epigalocatequina galato havia sido injetada nos tumores através da forma intravenosa tradicional. 

No Brasil, o câncer de pele corresponde a 25% de todos os tumores malignos detectados. Quando detectado precocemente, apresente altos índices de cura. A forma mais eficaz de prevenir a doença continua sendo o uso frequente de protetor solar e exposição ao sol apenas antes de 10h e após as 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário